Das 660 empresas atacadistas analisadas, metade delas são clientes da carteira TOTVS
A pesquisa ABAD/Nielsen 2021 realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) divulgada em maio deste ano, mostrou que os clientes TOTVS apresentaram crescimento médio 24% maior que seus pares em relação a 2019. O dado obtido mostra o faturamento dos clientes TOTVS em detrimento de empresas do mesmo segmento. O ranking ABAD/Nielsen 2021 considerou o cenário econômico da pandemia ocorrido entre os anos 2019 e 2020.
O faturamento conjunto das 660 empresas do ramo foi de R$ 165 bilhões e corresponde a 49,2% do faturamento total do setor. Das empresas presentes na pesquisa, praticamente metade, 325, ou 49%, são clientes TOTVS e utilizam algum produto ou serviço voltado à produtividade do negócio. O dado também revela um crescimento de 5% de participação da TOTVS nas empresas em relação à pesquisa anterior que somava exatos 44%.
De acordo com Elói Assis, diretor dos segmentos de varejo e distribuição da TOTVS, “o recorte e os dados relacionados aos clientes da TOTVS mostram, de forma inequívoca, o quanto a integração de sistemas e o uso de tecnologias bem aplicadas contribui para o crescimento dos negócios. A tecnologia é essencial para melhorar a gestão operacional, eliminar gargalos, melhorar fluxos e auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas das empresas, apresentando resultados concretos. O crescimento dos clientes TOTVS ser 24% superior às demais empresas do ranking é apenas uma consequência natural”.
Entre as empresas “top 10” em faturamento, três delas possuem destaque na carteira TOTVS, são elas: Grupo Dia a Dia, 4º lugar; JC Distribuição, 9º lugar e a Villefort Atacadista, 10° lugar. Na distribuição regional, em Goiás, 100% das empresas do ramo são clientes TOTVS. No Amazonas e no Pará, 80%. Nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Maranhão, mais de 70% das empresas utilizam os sistemas da TOTVS.
Na última década, a transformação digital do setor atacadista consolidou-se e a pandemia acelerou essa tendência ao adotar tecnologias integradas nos processos de distribuição. Ainda segundo Elói Assis, “nossa tecnologia é pensada a partir das etapas da cadeia de distribuição e, além do controle de estoque, as empresas fazem o completo gerenciamento de armazém com o WMS, gestão de frotas e controle de entrada e saída de mercadorias por rádio frequência (RFID). Os sistemas TOTVS são flexíveis e evoluem de acordo com as exigências fiscais dos diferentes tipos de distribuidor, com base em nossa longa experiência, entendendo os desafios do segmento. E para trazer ainda mais praticidade e produtividade para o setor, todas as soluções podem operar em nossa nuvem, o TOTVS Cloud”.
Para conhecer as soluções TOTVS voltadas ao setor de Varejo e Distribuição, acesse: www.totvs.com/distribuicao/
Sobre a TOTVS
Empresa líder em sistemas e plataformas de gestão para empresas. São mais de 40 mil clientes beneficiados pela digitalização dos negócios entre serviços financeiros e soluções de business performance. Além do ERP, a TOTVS já investiu R$ 1,7 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos e atende exigências de 12 setores da economia. Como empresa brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia por meio da tecnologia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios de norte a sul do país.
Esse artigo contou com a parceria do SEGS, Portal de Negócios.