No início de outubro de 2021, a TOTVS lança a release 12.1.33 e o novo binário Harpia, sucessor do binário Lobo-guará, de fevereiro 2019. A Release 12.1.33 terá manutenção gratuita de 20 meses e ficará em funcionamento até 30 de junho de 2023. Nesse conteúdo, vamos lhe mostrar as principais novidades da release 12.1.33. Vem com a gente!
Release 12.1.33: quais são as novidades?
Atualização do módulo financeiro;
Visão ampla da carteira de clientes e gestão de pedidos via Portal do Vendedor;
Consulta de NFs e emissão de boleto via Portal do Cliente;
Novo processo de fechamento de custo;
Conciliação financeira;
Área de customizações desmembrada para facilitar o processo de troubleshooting;
Emissão de boletos via API;
Facilidade de linguagem e opção de idioma para tornar a gestão mais simples;
Inovações nas APIs Rest e SOAP;
Atualização do Application Server, SmartClient, DBAccess, WebApp e RPO para utilização da release 12.1.33;
Release e Binário: Quais as diferenças?
Embora pareçam comuns aos usuários do Protheus, muitos confundem release e binário. O binário do Protheus fica na pasta BIN composto pelo AppServer, Smartclient e os executáveis dll’s. Exemplos disso são os binários Lobo-Guará e Harpia. A release do Protheus corresponde aos módulos (SIGAFAT, SIGAFIN) ou qualquer outro módulo de negócio que o sistema possua. Atualmente existem 3 releases do Protheus em vigor: a versão 12.1.25 que vai até 31 de dezembro de 2021, a release 12.1.27 em funcionamento até 30 de junho de 2022 e a mais nova versão 12.1.33, disponível até 30 de junho de 2023.
Release 12.1.33: dicas e observações
À título de teste, o pessoal da User Function fez a instalação da release 12.1.33 e compartilhou algumas dicas importantes: o Bin, DBAcess e RPO devem estar na mesma versão; O TSS ainda não possui versão para a release 12.1.33. É possível utilizá-lo na versão atual, mas os DBAccess´s devem estar separados. Na nova release, O RPO é multi-linguagem. Assim, ao entrar no Protheus, o usuário pode optar pela linguagem do sistema e utilizar o português como padrão. O RPO Custom, opcional em releases anteriores, passa a ser obrigatório na versão 12.1.33.
A release 12.1.33 do Protheus terá um repositório próprio de customizações. Para acessá-lo basta inserir no .ini no caminho que se deseja guardar no repositório. Caso o analista não o insira no caminho, o sistema criará um arquivo dentro do server com o nome custom.rpo. Por isso, é fundamental criar a chave no ini. Vale lembrar que a Release 12.1.33 só funciona com o LicenseServer com versão igual ou superior a 3.0.0. Atualmente a versão do LicenseServer é a 3.3.3.
O Static Call, muito utilizado em programações, foi descontinuado para customizações. Embora ainda esteja no RPO, não é possível compilar, pois a operação apresenta erro de uso restrito. Outro ponto importante da nova release 12.1.33: em todas as telas do Protheus há um botão que redireciona os usuários à Carol, inteligência artificial da TOTVS, que facilita o atendimento e o suporte aos usuários. Também foram inseridas novas tabelas de anonimização de informações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, LGPD.
A Ethosx está pronta para apoiar sua empresa em tudo que diz respeito às novas versões de release do Protheus. Caso sua empresa precise fazer o upgrade das novas versões de releases, a Ethosx oferece consultoria remota e presencial pra te ajudar nisso. Acesse nossa página de Release e Upgrade TOTVS Protheus e saiba mais. Vem com a gente! Bora construir isso juntos!