A TOTVS de tempos em tempos libera releases de atualização do Protheus. A versão atual do Protheus é a 12.1.27. No entanto, vale lembrar que agora em outubro a TOTVS lança a versão 12.1.33 cheia de novidades, garantia de 20 meses e expedição anual. A release 12.1.27 ganhou extensão de mais 2 meses, que vai até 30 de junho de 2022, seguida de uma oferta de garantia estendida PRIME de mais 6 meses.
Clientes da release 12.1.25 que queiram fazer o upgrade para a versão 12.1.33 mas que estão preocupados com o prazo poderão fazer o upgrade para a release 12.1.27 ou tomar a decisão que acharem melhor. Ressaltamos que a release 12.1.25, de julho de 2019, será descontinuado em 31/12/21 e não terá garantia estendida. Veja mais detalhes sobre os prazos das releases nesse conteúdo exclusivo que preparamos especialmente pra você, cliente TOTVS usuário do Protheus.
Central de Atualizações do Protheus
A Central de Atualizações do Protheus visa facilitar a identificação dos componentes e o status de atualização do ambiente Protheus. Por meio da central, o usuário do ERP Protheus pode identificar se o ambiente está atualizado ou não comparando aos últimos ambientes atualizados pela TOTVS. O cliente pode atualizar seu ambiente com um atalho TDN à Central de Downloads e dispensar o serviço de Suporte Técnico.
Arquitetura
Diariamente, um serviço avalia o ambiente executado e, em caso de atualização das versões (RPO, Pacotes de Atualização Aplicados, Lib, Binários e Dados do Ambiente) elas são enviadas à Central de Atualizações para comparação das versões atualizadas pela TOTVS.
Central de Atualizações (Serviços TPH)
Os serviços TPH comparam e exibem informações dos ambientes atualizados e não atualizados direcionando o caminho para atualização.
API
Serviço de coleta de dados do ambiente do cliente e dos artefatos TOTVS.
PO UI Ambiente
É a interface disponibilizada ao cliente por meio do menu Acessar, no Protheus. Com ela é possível:
Realizar a visualização de dados de seu ambiente;
Direcionar para a atualização e para a documentação do ambiente selecionado.
PO UI Comparação de Ambientes
É a interface disponibilizada ao cliente, por meio do menu Comparar Ambientes, no Protheus. Com ela é possível:
Realizar a comparação das diferenças entre os ambientes e a TOTVS;
Serve como um atalho para interface de um ambiente.
TIR – TOTVS Interface Robot
O TIR – TOTVS Interface Robot é um framework de testes automatizados para interface web, colaborativo, de código aberto, focado em flexibilidade e simplicidade. A arquitetura do TIR foi idealizada para atender a tecnologia TOTVS WEB. Os itens já implementados são voltados aos componentes do Protheus. O TIR foi pensando para atuar de forma simples e eficaz aos clientes TOTVS.
Utilizando o Selenium, um dos frameworks mais utilizados da web, e a linguagem Python, é possível garantir o processo de automação End-To-End padrão e testes customizados.
Substitui-se, portanto, o teste manual por testes automatizados, gerando qualidade, consistência, menor alocação de recursos e diminuição da necessidade dos usuários de executarem testes repetitivos. Para mais informações, acesse a área de documentação, ferramenta e os scripts de exemplo.
Engenharia Protheus
A Engenharia Protheus abrange as áreas de Administração de Dados, SGBD, Ambientes, Automação de Testes, Devops, Gestão de Configuração e Expedição e PMO. As áreas atuam em sinergia com os Desenvolvedores e o Suporte do Protheus para prover o melhor atendimento aos clientes TOTVS nos variados segmentos: Agroindústria, Backoffice, Distribuição e Logística, Jurídico, RH, Saúde, Serviços, Tecnologia e Varejo.
Além do ERP Protheus, sistema que atende o maior número de clientes, a Engenharia Protheus também atua no SmartERP, ERP Protheus disponibilizado em formato SaaS (Software como serviço). O objetivo da plataforma é centralizar e disponibilizar aos clientes a documentação necessária para gestão e manutenção do ambiente Protheus. Para mais informações acesse a área de:
Estrutura de pastas (Portal do Cliente)
Arquivos estrutura (ERP Protheus)
LVM: Logical Volume Manager Storage Pool
Expedição Contínua do Protheus
Para melhor atender os clientes, a TOTVS faz a expedição do Protheus para facilitar a entrega de correções e inovações do produto. Por exemplo, a release incremental, a criação do UPDDISTR, os pacotes acumulados e outras formas de entrega são inovações para facilitar a atualização do ambiente Protheus. O desafio de entregar qualidade norteou as ações da TOTVS a desenhar uma nova forma de expedição chamada: Expedição Contínua Protheus.
Objetivos da expedição contínua
A constante evolução dos produtos da linha Protheus, a complexidade dos módulos e os desafios apresentados pelos clientes criou um novo processo de expedição baseado nos diversos segmentos. O processo de expedição tem frequência quinzenal e mostra o estado atual das soluções. A título de exemplo, veja o módulo TOTVS RH e os módulos: Gestão de Pessoal, Ponto Eletrônico, Recrutamento e Seleção etc.
Semanalmente, o estado atual dos módulos passa por testes automatizados e em seguida são disponibilizados para download como pacote único. Assim, o cliente pode atualizar apenas os módulos que fazem parte do seu processo de gestão, e a TOTVS garantirá a consistência do pacote disponibilizado. Esta nova forma de expedição reduz a quantidade dos módulos de expedição limitando-os a dois processos: release semestral e expedição contínua do Protheus.
Módulos participantes
O calendário oficial dos módulos de expedição, a sazonalidade, a documentação especifica de cada pacote e a previsão de publicação dos pacotes é de escolha do Responsável pelo Produto. Excepcionalmente, uma publicação pode ser adiada para a próxima janela, de acordo com a avaliação.
Composição do pacote
Cada pacote é composto por um arquivo de atualização (patch) contendo a lista completa de códigos fontes do módulo e, eventualmente, de outros arquivos, caso o módulo necessite, como RDMAKES, arquivos de configuração, arquivos magnéticos etc. Caso existam, os arquivos podem ser encontrados na pasta de arquivos compactados dentro do pacote. No processo de criação do pacote é sempre considerada a última versão de cada código fonte passado pelo processo completo de teste até a data de corte. A data de corte é fixa e segue o calendário interno dos módulos conforme a sazonalidade. Confira o Calendário Oficial – Atualizado em Setembro de 2020
Autorização da expedição
A fase final da expedição é baseada na análise dos resultados da execução dos testes automatizados. A partir da análise dos resultados, os responsáveis por cada módulo devem tomar uma das seguintes decisões: expedir o pacote gerado e testado ou não expedir o pacote gerado e testado. Assim, é possível que um pacote deixe de ser expedido numa determinada data, caso os resultados não sejam satisfatórios.
Publicação
Os pacotes da expedição contínua são disponibilizados nos mesmos links do Portal do Cliente e apenas o último pacote publicado estará disponível. Para download dos pacotes deve-se acessar a Central de Relacionamentos TOTVS com login e senha.