Além de saber o que é ERP, você precisa conhecer os tipos disponíveis no mercado para descobrir qual se encaixa melhor dentro do seu modelo de negócio. E basicamente existem dois tipos de ERP, o local (on premisse) e o outro é o na nuvem.
ERP local – nesse caso o sistema é instalado em um servidor dentro da empresa e a responsabilidade pela manutenção do software de gestão será da equipe de TI que a empresa necessariamente precisa ter. Esse tipo de ERP é permanente, ou seja, todas as possíveis atualizações do sistema são cobradas, o que faz com que este tipo de ERP siga apenas dois caminhos, ser caro ou ser ultrapassado (o que impactaria diretamente em mudanças que partem de leis e normas específicas que podem ser alteradas a qualquer momento).
ERP na nuvem – aqui o sistema é alocado na nuvem (internet) e por isso não precisa de servidor local ou uma equipe de TI dentro da empresa. Esse tipo de ERP possibilita o acesso aos dados da empresa de qualquer máquina, desde que haja uma conexão com a internet, um login e uma senha definidos especificamente para cada usuário. Os dados ficam hospedados no servidor da fornecedora e ela fica responsável por toda a manutenção e atualização do sistema, que é cobrado com um modelo de mensalidade. Além de oferecer maior agilidade, este tipo de ERP é também mais seguro…ainda que o ambiente sofra com ataques virtuais, as informações são armazenadas em partes espalhadas em diversos servidores, o que impede que os dados sejam perdidos, clonados ou expostos.
Fale agora com um de nossos consultores contato.