A versão Lobo-Guará é um novo binário (também chamado de AppServer) que foi lançado em conjunto com a atualização 12.1.23 do Protheus, sendo que esta atualização e as posteriores necessitam do binário Lobo-Guará para funcionar.

O AppServer é um aplicativo responsável por conectar o Protheus, dentre outros ERP da TOTVS, com algum banco de dados. Este em específico foi desenvolvido para substituir os binários já existentes, garantindo uma performance até 30% mais rápida às próximas atualizações do Protheus, dentre outras funcionalidades.

É importante dizer que desde a criação do Protheus, a infraestrutura do sistema era baseada em arquivos no servidor e que qualquer configuração que a aplicação precisava consultar, fazia-se necessário um acesso no sistema de arquivos, o que não é muito eficiente. A partir da versão 12.1.23 e da introdução do Lobo-Guará, existe a possibilidade de passar essa estrutura para um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), o que torna essa atualização uma grande evolução tecnológica para o ERP Protheus.

O principal objetivo da implementação dessa versão é a melhoria do desempenho, ao atrelar informações no Banco de Dados e utilizar mais capacidade de memória do sistema. Além disso, essa atualização será altamente recomendada a todos os usuários do Protheus, por conta da versão anterior parar de receber suporte da TOTVS a partir de 2020.

Notícias Semelhantes