O Easy Financing (SIGAEFF) tem como objetivo controlar os contratos de financiamento de comércio exterior. Por causa da vinculação de faturas e a particularidade quanto às taxas de juros desses contratos, o controle de empréstimos do módulo Financeiro Microsiga (SIGAFIN) não pode controlar esses tipos de financiamento sozinho.

Também existe a possibilidade de baixa e contabilização automática dos juros dependendo da necessidade de cada negócio. O módulo está apto para vincular/desvincular faturas nos contratos, fechamento de câmbio das parcelas principais e das parcelas de juros, contabilização de todos os eventos e gestão através de relatórios gerenciais de toda a operação.

Seguem alguns tipos de contratos que podem ser mencionados no módulo:

FINIMP – FINANCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO – Esse financiamento é uma operação na qual o cliente vai importar um bem ou produto, sendo que ele tem obrigação de pagar à vista ou pagar parte à vista e ter expectativa de receber o bem ou produto no futuro. Para que esse financiamento ocorra, o banco antecipa o dinheiro em moeda estrangeira e efetua o pagamento ao exportador no exterior.

FINANCIAMENTO PRÉ PAGAMENTO/ SECURITIZAÇÃO – O Pré-Pagamento é uma operação na qual o banco ou o importador fornece recursos ao exportador antes do embarque das mercadorias. Feito isso, o exportador pode pagar o contrato de forma parcelada e com datas e taxas de juros pré-definidas.

FINANCIAMENTO ACC/ACE – Adiantamento sobre Contrato de Câmbio – Essa modalidade ACC/ACE é uma operação na qual o banco antecipa em “reais” o equivalente à quantia de moeda estrangeira determinada na garantia de compra feita pelo cliente ao exportador.

Notícias Semelhantes